O Lyric Theatre está em um terreno inclinado na junção entre a malha de paralelepípedos da rua da Belfast e o parque do Rio Lagan. O projeto de arquitetura foi desenvolvido em reposta às condições urbanísticas e da paisagem da área. O terreno do edifício era bastante restrito e de forma irregular. O orçamento era extremamente limitado. Todos os materiais do edifício foram selecionados para suportar e resistir ao tempo.
O novo edifício substitui uma precária estrutura construída na década de 60. O prédio é um resultado de um concurso arquitetônico aberto, que aconteceu em maio de 2003, e oito anos de imersão no complexo processo de levantamento, projeto, arrecadação de fundos, demolição e construção.
O skyline exibe os principais elementos da produção teatral, volumes sólidos, fechados à vista. Espaços sociais transparentes são articulados ao redor das formas fixas do Auditório, Estúdio e Sala de Ensaio. Três caixas de tijolos, isoladas acusticamente, fazem parte do sistema de circulação, como pedras em um riacho. Existem três pontos diferentes de acesso, um para caminhões, e dois para pessoas, todos ligados a ruas existentes.
O Auditório é uma única parábola, que corre contra a inclinação do terreno, com a área de serviços em um nível abaixo. O esquema espacial maximiza as linhas visuais e gera intimidade, com a sensação de que os atores estão na mesma sala que o público. O layout dos assentos é organizado ao longo uma linha entre duas entradas.
O piso de madeira dobra-se ligeiramente em planta e seção, como uma mão aberta, para segurar o corpo do publico, focado no palco e sem a vista de um do outro. O forro de madeira acomoda os requerimentos, às vezes conflitantes, da iluminação e acústica do palco.
O Estúdio é um “espaço vazio” de 6 metros de altura. Seu layout flexível prevê várias possibilidades de performance. O estúdio tem uma janela que permite uma ocasional comunicação visual entre a rua e as atividades teatrais.
A Sala de Ensaio tem suas dimensões referenciadas no palco principal e no estúdio. A sala está acima do Bar, com vistas para o rio, acima dos topos das árvores. A acústica dessa sala permite recitais e leituras.